Governança
Seja bem-vindo(a) à Coordenadoria de Governança (CGov) da Secretaria de Estado de Administração (SEA) de Santa Catarina. Somos parte integrante do Gabinete da Secretaria e temos como objetivo principal auxiliar o Secretário, a Secretária Adjunta, bem como os demais gestores a executarem suas competências determinadas na Lei Complementar nº 741/2019 e, por consequência, atender a missão institucional da Secretaria.
Nesse contexto, destaca-se que nossa missão consiste em promover a governança de forma integrada na Secretaria, buscando aprimorar a eficiência da gestão por meio do apoio para implementação dos projetos, além do seu monitoramento, da prestação de contas dos resultados alcançados, da implementação do Programa de Integridade e do mapeamento dos processos.
Portanto, contem com a equipe da CGov para promover uma gestão transparente, eficiente e orientada para resultados. Juntos, podemos construir um futuro de sucesso para Santa Catarina.
Por meio de uma abordagem sistemática e metodológica, a CGov, como Núcleo de Projeto da Secretaria, acompanha e auxilia a execução dos projetos estratégicos da SEA. Temos como foco assegurar que os projetos sejam entregues dentro dos prazos estabelecidos, dentro do orçamento previsto e atendendo aos requisitos de qualidade desejados. A gestão de projetos é fundamental para o alcance dos resultados esperados e a efetividade das ações implementadas.
Como Núcleo de Processos da Secretaria, realizamos a análise dos processos existentes na SEA, identificando oportunidades de melhoria e propondo soluções para aumentar a eficiência, reduzir custos e garantir a qualidade dos serviços prestados. A gestão de processos é essencial para a padronização, simplificação e otimização das atividades realizadas, resultando em uma administração mais ágil e eficaz.
Elaboramos e atualizamos o regimento interno da SEA, garantindo que esteja em conformidade com as normas e legislações vigentes. O regimento interno é fundamental para estabelecer diretrizes, responsabilidades e mecanismos de funcionamento, contribuindo para a organização e o bom desempenho das atividades da secretaria.
Ao final de cada exercício financeiro, a Coordenadoria de Governança tem como responsabilidade apresentar ao Tribunal de Contas do Estado, por meio do Relatório de Gestão, o desempenho da Secretaria. Apresenta-se informações qualitativas e quantitativas que esclarecem como os recursos captados foram geridos, como as atividades foram desempenhadas, assim como expõe as justificativas para os objetivos que não foram atingidos. Busca-se, dessa maneira, dar transparência à atuação da Secretaria com o intuito de fomentar a participação do cidadão na avaliação do nosso trabalho.
A Lei 17.715/2019 dispõe sobre a criação do Programa de Integridade e Compliance na Administração Pública Estadual e adota outras providências. Desse modo, cada secretaria deve estabelecer suas diretrizes a respeito da criação e implementação do seu código de conduta e do seu programa de integridade.
O Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina – Profisco II SC conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de aprimorar a gestão fiscal do Estado.
A SEA participa do Profisco II SC com projetos nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Compras e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, com investimentos de quase 50 milhões de reais até 2028.