Por meio de uma abordagem sistemática e metodológica, a CGov, como Núcleo de Projeto da Secretaria, acompanha e auxilia a execução dos projetos estratégicos da SEA. Temos como foco assegurar que os projetos sejam entregues dentro dos prazos estabelecidos, dentro do orçamento previsto e atendendo aos requisitos de qualidade desejados. A gestão de projetos é fundamental para o alcance dos resultados esperados e a efetividade das ações implementadas.
Como Núcleo de Processos da Secretaria, realizamos a análise dos processos existentes na SEA, identificando oportunidades de melhoria e propondo soluções para aumentar a eficiência, reduzir custos e garantir a qualidade dos serviços prestados. A gestão de processos é essencial para a padronização, simplificação e otimização das atividades realizadas, resultando em uma administração mais ágil e eficaz.
Os Processos de Negócio da SEA, mapeados por esta coordenadoria em conjunto com as diretorias e com o Escritório de Processos – EPROC/SEPLAN, encontram-se publicados no endereço:
Elaboramos e atualizamos o regimento interno da SEA, garantindo que esteja em conformidade com as normas e legislações vigentes. O regimento interno é fundamental para estabelecer diretrizes, responsabilidades e mecanismos de funcionamento, contribuindo para a organização e o bom desempenho das atividades da secretaria.
Ao final de cada exercício financeiro, a Coordenadoria de Governança tem como responsabilidade apresentar ao Tribunal de Contas do Estado, por meio do Relatório de Gestão, o desempenho da Secretaria. Apresenta-se informações qualitativas e quantitativas que esclarecem como os recursos captados foram geridos, como as atividades foram desempenhadas, assim como expõe as justificativas para os objetivos que não foram atingidos. Busca-se, dessa maneira, dar transparência à atuação da Secretaria com o intuito de fomentar a participação do cidadão na avaliação do nosso trabalho.
A Lei 17.715/2019 dispõe sobre a criação do Programa de Integridade e Compliance na Administração Pública Estadual e adota outras providências. Desse modo, cada secretaria deve estabelecer suas diretrizes a respeito da criação e implementação do seu código de conduta e do seu programa de integridade.
O Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina – Profisco II SC conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de aprimorar a gestão fiscal do Estado.
A SEA participa do Profisco II SC com projetos nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Compras e Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio, com investimentos de quase 50 milhões de reais até 2028.
Governança
das 12h às 19h de Segunda a Sexta
+55 (48) 3665-1531
cgov@sea.sc.gov.br