Uso de dados na gestão pública é pauta de encontro na SEA
Criar conexões relevantes entre Órgãos e Poderes, para fortalecer o ecossistema de Ciência de Dados no Estado. Este foi o principal objetivo do encontro realizado na tarde de ontem, 3, na Secretaria de Estado da Administração. O encontro teve a participação da SEA, do Tribunal de Justiça do Estado, do Ministério Público Estadual, da Controladoria Geral do Estado, do Escritório de Projetos do Estado – Eproj e do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina -Ciasc, grupo que representou o Estado no Laboratório de Dados do Social Good Brasil.
De acordo com o Diretor de Tecnologia de Inovação da SEA, Félix Fernando da Silva, o grupo intersetorial tem o objetivo de formalizar um termo de cooperação técnica entre os órgãos e poderes. “Além disso é uma oportunidade de trocar experiências, fomentar a cultura de dados e incentivar a capacitação da área de ciência de dados no Estado”, destacou o Diretor.
Os encontros acontecerão quinzenalmente, e o grupo pretende desenvolver um case na área da saúde que envolva informações de vários poderes. Além disso há a intenção de contratações de empresas especializadas na área de ciência de dados para a execução dos trabalhos.
Social Good Brasil
O Laboratório de Dados do Social Good Brasil, realizado em outubro de 2019, no Sapiens Park, em Florianópolis, representou a integração do Executivo estadual ao Movimento Data for Good, que visa o emprego da tecnologia e de dados para embasar políticas públicas que impactem positivamente a vida das pessoas, e que fomentem a tomada de decisões dos gestores públicos.
O movimento, de abrangência mundial, reuniu representantes de diversos estados brasileiros, além de representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas de Santa Catarina.
Texto e Foto: Rafaela Gesser
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração