Sea

SEA recebe premiação em evento promovido pela Controladoria-Geral do Estado

A Secretaria de Estado da Administração (SEA), através da Diretoria do Arquivo Público, foi triplamente reverenciada na 1ª edição do Prêmio CGE (Controladoria-Geral do Estado) Práticas Inovadoras. A entrega da premiação foi realizada em cerimônia que aconteceu nas dependências do auditório da Epagri, nesta quarta-feira (23). A SEA recebeu dois selos Bronze e um selo Prata.

Na categoria Gastos Públicos, o Arquivo Público do Estado possui estratégias e ferramentas para qualificação dos gastos públicos. A prática de “Recolhimento de  documentos ao Arquivo Público” promove a correta gestão dos documentos, garantindo a sua adequada destinação dentro dos princípios legais da gestão pública. Com esta prática, libera-se espaços nos órgãos, evita contratação desnecessária de serviços de guarda terceirizada, promove a recuperação ágil e de forma eficiente da informação, garantindo que o Estado não perca tempo e dinheiro em ações judiciais e trabalhistas.

Na categoria Governo Aberto e Transparência foram duas premiações. O Selo Bronze com a prática “Clipping Eletrônico do Diário Oficial”, uma ferramenta que tem facilitado ainda mais o acesso à informação e serviços, além de promover agilidade e comodidade ao cidadão, e mais um Selo Prata com a prática “Brincando também se aprende: a história de Santa Catarina, escrita por catarinenses”. 

Tendo como base a documentação pública, a prática favorece a difusão e o acesso a história do Estado contida nos registros oficiais sob a custódia do Arquivo Público. Esta prática vem sendo desenvolvida a partir da pandemia e já atendeu mais de mil estudantes do ensino básico. É a valorização do patrimônio documental que registram as ações e decisões dos agentes públicos no desempenho de suas funções.

As categorias nas quais o APESC foi contemplado com selos de prata e bronze, demonstram a base de atuação do Arquivo Público, cujo propósito é assegurar a eficiência administrativa, a qualidade dos gastos públicos e a transparência das ações do Poder Executivo estadual, a partir da gestão, guarda, preservação, difusão e acesso às informações e documentos públicos.

Fonte e fotos: ASCOM/SEA