Sea

SEA é o órgão do Poder Executivo que possui o maior número de processos de negócio mapeados

A gestão de processos é um trabalho desenvolvido no Estado, conforme Decreto n. 1.290, de 05 de setembro de 2017, com a finalidade de otimizar os fluxos de trabalho, melhorar a eficiência e garantir que as metas da instituição sejam alcançadas de forma eficaz e econômica. Essencialmente, a gestão de processos envolve analisar e mapear como os diferentes setores funcionam e o que pode ser melhorado. O foco está em tornar as operações mais ágeis, consistentes e eficientes, o que, por consequência, melhora os resultados e a entrega do serviço público à sociedade.

A Secretaria de Estado da Administração (SEA) realiza a análise dos seus processos por meio do Núcleo de Processos (NUPROC), vinculado à Coordenadoria de Governança (CGOV), conforme Portaria n. 225/2023. O Núcleo compõe-se de servidores representantes de cada diretoria e vincula-se ao Escritório de Processos da Secretaria de Estado do Planejamento (EPROC/SEPLAN).

Por meio do NUPROC, disseminamos a cultura para a transformação e melhoria contínua de processos na SEA, alinhados à estratégia governamental, identificando oportunidades de melhoria, propondo soluções para aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos serviços prestados. 

Desde a formalização do Núcleo, a SEA já mapeou e publicou 206 processos das suas áreas de negócio, de um total geral de 859 processos publicados pelo Poder Executivo, o que representa aproximadamente 24% do total de processos mapeados. Esse número faz a Secretaria de Administração alcançar o primeiro lugar entre as organizações públicas do Governo do Estado, conforme dados divulgados pelo Escritório de Processos no link: https://ppn.sc.gov.br/dataset/?orgao=SEA.

Somente no ano de 2024, a CGOV/NUPROC/SEA mapeou 125 processos de negócio nas diversas diretorias administrativas, com destaque para a Diretoria do Plano de Saúde dos Servidores (DPSS), com 98 processos.  

Mediante este avanço na gestão de processos de negócio, a Coordenadoria de Governança agradece a parceria dos gestores e servidores da instituição pelo engajamento neste trabalho tão importante de melhoria contínua dos fluxos de trabalho, gerando maior eficiência na prestação dos serviços à sociedade catarinense, assim como agradece ao EPROC/SEPLAN, pela revisão e publicação dos trabalhos elaborados.