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NIDUS lança guia para transformação digital nos municípios

O Poder Executivo Estadual tem a meta de transformar todos os seus serviços em serviços digitais até o final do ano de 2022. E, para ajudar os municípios do Estado a entrar na era digital, o Laboratório de Inovação do Estado de Santa Catarina – NIDUS, publicou o Guia Prático para a Transformação Digital nos Municípios Catarinenses. O guia foi lançado na última segunda-feira, 30, durante a 3° reunião do Grupo de transformação digital municipal, gerenciado pelo Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (Ciga) .

De acordo com a Coordenadora do NIDUS, Luana Bayestorff, o guia foi criado com o objetivo de ajudar os gestores municipais na transformação digital, com o passo a passo para a implantação destes serviços, além de trazer informações importantes acerca do tema. Para ter acesso ao Guia Prático, clique aqui.

Além da participação do NIDUS no encontro, o Diretor de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Administração, Félix Fernando da Silva, conversou com o grupo e comentou sobre as necessidades de aperfeiçoamento nesta nova era digital na administração pública. “Se eu consigo fazer uma chamada de veículo para deslocamento, dentro da minha cidade, utilizando um aplicativo, qual a minha limitação em usar todas essas tecnologias e aplicá-las na esfera pública?. Hoje podemos afirmar que todos os negócios já são digitais e o governo precisa se apropriar disso e colocar à disposição das pessoas”, afirmou.

Félix ainda ressaltou a importância de utilizar novas tecnologias para a melhoria do serviço público, e explicou as seis diretrizes para projetos de digitalização de todas as esferas de governo. “São projetos conduzidos pelo usuário em seu processo de construção; são proativos, orientados por dados, que tem uma concepção digital, utilizando o governo como plataforma e aberto como padrão” explicou o diretor.

Sobre o Grupo de Transformação

O Grupo de transformação digital municipal, orientado pelo Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal, ajuda gestores públicos a colocar em prática o uso da tecnologia a serviço da população. A ideia é criar um local para debater soluções inovadoras, ações de capacitação e treinamento, propor diretrizes e mecanismos de difusão de projetos que tenham como objetivo implementar ações de transformação digital no setor público. O grupo foi lançado em julho e já realizou três  encontros para discutir sobre o tema.

 


Texto: Rafaela Gesser
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração