Governo do Estado continua atendendo demandas da população à distância
Em virtude da proliferação do Coronavírus em território catarinense, o Governo do Estado vem adotando medidas de contenção social e estratégias administrativas e operacionais para enfrentamento da epidemia. Apenas os servidores que atuam nas áreas de saúde, segurança e outros serviços considerados essenciais na prevenção e combate ao COVID-19 estão trabalhando presencialmente, de acordo com o decreto n° 515, de 17 de março de 2020. Os demais, prestam os serviços de forma remota, em suas residências, contribuindo com o esforço coletivo de distanciamento social. Mas, as demandas e a tramitação documental continuam acontecendo em todos os órgãos do Executivo estadual.
Para possibilitar o trabalho remoto e os atendimentos digitais, a secretaria de Estado da Administração publicou Instruções Normativas para regular a atuação à distância dos servidores e o recebimento de documentos do público em geral via e-mail, para abertura de processo digitais por meio do SGPE- Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos. “Agora o recebimento de documentos oriundos dos cidadãos, das empresas e outros setores públicos ou privados, poderão ser enviados por e-mail, permitindo que Governo continue se comunicando formalmente com a sociedade e que suas demandas possam continuar sendo atendidas, mesmo em meio ao momento de crise. O Governo continua funcionando”, enfatiza o secretário de Estado da Administração Jorge Eduardo Tasca.
Como vai funcionar
Neste momento os órgãos estão criando endereços de e-mails para recebimento das demandas via protocolo eletrônico, seguindo o padrão: protocolo@sigladoorgao.sc.gov.br.
De acordo com o diretor de Tecnologia e Inovação da secretaria de Estado da Administração, Felix Fernando da Silva, a estratégia está sendo construída junto com as gerências de tecnologia de cada órgão. “Dentro de poucos dias já estaremos com a estrutura pronta para abertura dos endereços eletrônicos e criação da nova ferramenta de trabalho. Assim que os endereços tiverem sido operacionalizados a informação serão divulgadas nas redes sociais do Governo”, explicou.
A partir daí, as demandas da sociedade poderão ser encaminhadas para esse endereço e os servidores poderão usar os documentos recebidos via e-mail para aberturas de processos no SGPE, os quais podem ser tramitados eletronicamente entre os órgãos, como já vinha sendo realizado por meio do programa Governo Sem Papel.
Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração