Governo de Santa Catarina realiza atualização cadastral e lotacional de mais de 100 mil servidores
Foto: Marco Favero/SECOM
O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria da Administração, está atualizando o cadastro funcional e lotacional dos cerca de 102 mil servidores ativos do Estado. A atualização não é realizada desde 2008 e tem o objetivo de corrigir, atualizar e ampliar os dados dos servidores, para garantir a eficiência e transparência da máquina pública. Os servidores têm o prazo de 01 a 31 de outubro de 2023 para realizar a atualização.
Através do Decreto 261 publicado no Diário Oficial do Estado no dia 29 de agosto, fica instituído que todos os servidores ativos precisam realizar a atualização de maneira online através do Portal de Serviços SIGRH. “A atualização cadastral é muito importante para dimensionarmos a força real de trabalho do Estado. Precisamos saber quantos servidores que deveriam estar atendendo o cidadão na ponta estão em setores administrativos, por exemplo. A partir daí, reorganizaremos de maneira mais equilibrada os postos de trabalho”, explica o governador Jorginho Mello.
O Secretário de Estado da Administração, Moisés Diersmann, reforça a importância da atualização cadastral. “Esses dados são necessários para garantir eficiência nos serviços prestados pelo governo e mais transparência para os catarinenses. Além disso, vamos melhorar a funcionalidade do próprio SIGRH e ampliar os serviços que hoje oferecemos no portal.”
A atualização cadastral dos servidores obrigatória deverá ser efetuada todos os anos a partir de 2024. Excepcionalmente, o processo será realizado com um prazo mais curto em 2023. A partir do ano que vem, o recadastramento será aberto sempre no período de aniversário natalício dos servidores.
Quem precisa realizar a atualização cadastral?
Todos os agentes públicos ativos, os ocupantes de cargos públicos efetivos civis e militares, os exclusivamente comissionados, os de caráter temporário, os agentes políticos, os requisitados, os cedidos, os permutados, afastados e licenciados (com ou sem remuneração), ou fora do país.
Como realizar a atualização cadastral?
A partir do dia 01 até o dia 31 de outubro, através do Portal de Serviços do SIGRH, ficará disponível no menu localizado à esquerda a opção “Atualização Cadastral”. Clicando na opção já é possível realizar o preenchimento das informações e envio automático ao sistema.