Sea

Governo aposta em tecnologia de Blockchain para garantir mais agilidade e integridade na execução de contratos públicos

Com mais uma ação inovadora e de gestão, as aquisições de produtos e a contratação de serviços poderão ser gerenciados com o apoio da tecnologia Blockchain em Santa Catarina. Tudo para garantir ainda mais integridade e confiabilidade nas contratações. Tais benefícios serão possíveis graças ao acordo de Cooperação Técnica assinado pela Secretaria de Estado da Administração, por meio de um intenso trabalho da Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos- DGLC, com o Rutgers Continuous Auditing & Reporting Lab (CARLab), da Universidade Rutgers em New Jersey, Estados Unidos, que é coordenada pelo Professor Miklos Vasarhelyi.

“A integridade nas contratações públicas é um dos pilares de atuação da DGLC e dentro desse contexto a utilização de Blockchain traz uma série de oportunidades de uso em todas as etapas do processo de compras. A parceria com a Universidade de Rutgers também vai permitir estipular regras e executar contratos por meios de contratos inteligentes, os Smart Contracts. É possível fazer uma programação e cumprir determinadas medidas como, por exemplo, pagamento e aplicação de sanção por descumprimento de cláusulas pré-acordadas, sem intervenção humana”, explica a diretora de Gestão de Licitações e Contratos, Karen Bayestorff.
“Seguindo os princípios de gestão estabelecidos pelo Governador Carlos Moisés, mais uma vez, Santa Catarina sai na frente, pois, com uso do Blockchaim é possível empregar inteligência artificial e tornar os contratos praticamente autoexecutáveis, melhorando sobremaneira a gestão desses contratos, acelerando as entregas de serviços para as pessoas e tornando a gestão pública catarinense ainda mais eficiente”, explicou o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.
O RARC/CarLab Rutgers é um centro de pesquisa reconhecido internacionalmente por estar na vanguarda em estudos relacionados ao uso de tecnologias como Data Analytics, Process Mining, Machine Learning e Blockchain no controle gerencial e aprimoramento da transparência.
“Esta parceria é muito importante, não somente pelo aporte técnico que a equipe do CarLab nos trouxe, mas também por nos proporcionar a oportunidade de conhecer melhor a tecnologia blockchain e nos apoiar em escolhas e decisões que precisaremos fazer no decorrer do projeto”, disse Maurício Lyrio Leão, servidor da SEA e que está atuando nos estudo para emprego dessa tecnologia em Santa Catarina

O que é Blockchaim?

De forma bem simples é possível pensar nesta tecnologia como sendo pedaços de códigos gerados de forma online que carregam informações conectadas – como blocos de dados que formam uma corrente – daí o nome. Permite rastrear e acompanhar o uso de informações via internet e foi o que também permitiu o surgimento do chamando dinheiro virtual, criptomoedas ou bitcoins.

 


Texto: Krislei Oechsler
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração