Eproc Day destaca os melhores exemplos na Gestão de Processos do Governo SC
Realizado nesta quinta-feira (10), o 1º Encontro de Gestão de Processos de Negócios do Governo de Santa Catarina (Eproc Day) reuniu os cases de sucesso aplicados nas secretarias, fundações e órgãos do Governo de Santa Catarina com foco na gestão de Processos de Negócios.
Promovido no auditório Deputada Antonieta de Barros (Assembleia Legislativa), o evento abordou o tema Gerenciamento de Processos de Negócios e apresentou casos práticos de implementação em organizações públicas do Poder Executivo Estadual. Mais de 150 pessoas participaram presencialmente do evento, transmitido também online.
A cultura de melhorias positivas dentro das repartições públicas já é uma realidade. Órgão ligado à Secretaria de Estado da Administração (SEA), o Escritório de Gestão de Processos (Eproc) tem o objetivo de apoiar todos os órgãos do Poder Executivo de SC na compreensão e gestão de seus processos, a fim de reduzir o risco de erros, minimizar os custos operacionais e ganhar agilidade. Para isso, busca disseminar a cultura para transformação e melhoria contínua de processos a partir de capacitação, ferramentas e apoio metodológico alinhados à estratégia governamental e às necessidades da sociedade.
“Esse evento é de fundamental importância para a administração pública catarinense. A gestão de processo é um dos pilares do modelo de gestão que este governo adotou, de acordo com o disposto na Lei Complementar 741 de 2019. Com ela, a cultura de melhorias positivas dentro das repartições públicas já é uma realidade”, destaca o secretário de Estado da Administração, Luiz Antônio Dacol.
Consultor de empresas de base tecnológica, o palestrante Marcelo Bittencourt destacou o papel da Gestão de Processos no poder público, e exemplos práticos de Cadeia de Valor. “São práticas já muito utilizadas nas empresas privadas, que agora começam a ser adotadas na gestão pública. Nesse sentido, Santa Catarina tem sido um polo de inovação, e o governo catarinense um exemplo para Estados e municípios de todo o país”, afirmou.
Um dos exemplos mais exitosos da Gestão de Processos no Governo foi apresentado no painel “Construção colaborativa do protocolo de atendimento integrado às mulheres vítimas de violência “. Com o apoio dos Núcleos de Processo (Nuprocs), tem sido possível realizar um trabalho que reúne Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde e Polícia Científica no atendimento efetivo às mulheres que sofrem com a violência física e sexual.
Já o painel “Desmistificando a construção da Cadeia de Valor” mostrou os bons exemplos da gestão de processos desenvolvidos na Fesporte, Secretaria de Administração Prisional (SAP), Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e SEA.
O coordenador de Gestão Estratégica do Governo catarinense, Wladimir Dalfovo, é também o responsável pelo Núcleo de Processos da SEA. “Trata-se de uma secretaria-meio, responsável por seis sistemas administrativos. A gente deu início a esse processo com a análise das normas, da legislação do órgão, e em seguida conhecer os processos. Foi fundamental trabalhar a mudança de cultura da SEA, selecionando os processos com abrangência sistema até os demais órgãos do governo”, detalhou.
“Com o Eproc Day, conseguimos mostrar como o Estado está organizando seus processos, que estão sendo reestruturados e repensados junto com os demais órgãos da administração catarinense. O resultado é a entrega de serviços melhores e mais ágeis à sociedade”, avaliou o coordenador do Eproc, Marcelo Eduardo Schubert.
A realização do Eproc Day contou com o apoio da Assembleia Legislativa e Escola do Legislativo de Santa Catarina.
Assista ao Eproc Day: