Desde a entrada em vigor da Reforma Administrativa do Governo Carlos Moisés, Lei Complementar 741/2019, o Arquivo Público de Santa Catarina passou a estar vinculado à Fundação Escola de Governo- ENA.
Assim, todos os assuntos relacionados à pesquisa, acervo bibliográfico e histórico, além das demandas de ensino e capacitação profissional dos servidores, passaram a ser gerenciados pela fundação.
A ideia do Governo foi concentrar na ENA toda essa demanda e aperfeiçoar a escola como fomentadora do ensino e pesquisa documental.
Atualmente, o Arquivo Público ocupa um prédio no bairro Saco dos Limões, na Capital. A intenção da ENA é trazer o Arquivo para uma área de melhor acesso aos pesquisadores e estudantes. Um prédio no bairro Capoeiras esta sendo reformado para abrigar provisoriamente o Arquivo Público, até que uma sede definitiva seja reformada, no Centro da Cidade, no antigo colégio Antonieta de Barros.
Acervo:
O Arquivo Histórico possui um acervo com cerca de 2.500 metros lineares de documentos, o que corresponde, aproximadamente, a 130 mil códices/livros ou 6 milhões de folhas de registros, que estão organizados em mais de 200 conjuntos documentais. Dedica-se à gestão, preservação e difusão da documentação que registra a história administrativa de Santa Catarina desde o século XVIII, garantindo o acesso aos documentos públicos e históricos de interesse da sociedade. Há ainda, um acervo cartográfico de mais de 4 mil mapas, plantas e croquis, 9 mil imagens iconográficas, 700 materiais multimeios e uma Biblioteca de Apoio que acomoda mais de 5 mil volumes bibliográficos textuais, dentre eles obras raras datadas entre 1752 e 1959.
Para acessar o Arquivo Público, clique aqui.