Sea

A partir de hoje fica mais fácil para empresas participarem de processos de compras no Estado

16 DE OUTUBRO 2019

A partir desta quarta-feira, 16, empresas e fornecedores interessados em participar de processos licitatórios em Santa Catarina têm uma nova forma de cadastro no Estado. Todos os procedimentos passam agora a ser feitos de forma online, por meio do Portal de Compras, evitando gastos com impressões, despachos físicos de documentos e deslocamentos. Com alguns cliques, todo o processo ganhou agilidade, já que o tempo médio para se conseguir o Certificado passa ser de apenas dois dias, o que anteriormente levava em média 15 dias para ser concluído.

 

”Com isso ampliamos também a possibilidade de participação de mais empresas nos processos de pregão, fomentando a economia catarinense e aumentando a concorrência entre as empresas participantes, o que resulta diretamente em mais economia para o Estado”, explica o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

 

Como Funciona

 

Os interessados em fornecer produtos e serviços ao Estado precisam de um Certificado de Cadastro de Fornecedores (CCF), que é emitido pela Secretaria de Estado da Administração, homologando a participação nos processos de licitação. De acordo a Diretora de Gestão de Licitações e Contratos da SEA, Karen Bayestorff, para receber este certificado, os interessados devem comprovar uma série de requisitos, de acordo com a legislação vigente. “A diferença está na forma de como o fornecedor irá apresentar estes documentos. Antes, eles precisavam se deslocar até o Centro da Capital ou encaminhar via Correios as certidões necessárias à efetivação do cadastro ou atualização documental. Agora, basta anexar ao cadastro online os documentos solicitados e aguardar a análise do setor responsável”.

 

Karen acredita que pode haver aumento na participação de empresas nos processos licitatórios, resultando em benefícios diretos para o Estado. Na modalidade de pregão, por exemplo, a competitividade entre as empresas resulta na melhor oferta para o Estado, seja baixando o preço dos produtos a serem comprados ou melhorando a oferta de serviços. “Por isso, apostamos em facilitar a vida dos empresários, desburocratizando o acesso às licitações e favorecendo a demanda de interessados em participar dos certames”, disse.

 

Para requerer o Certificado de Cadastro de Fornecedores, o interessado deve entrar no Portal de Compras de SC (http://www.portaldecompras.sc.gov.br/) e clicar no ícone Cadastro online. Ao iniciar o novo cadastro é importante ter em mãos as principais informações da empresa, como endereço e dados bancários, além da documentação exigida para anexar ao processo.


Foto: Krislei Oechsler

Texto: Rafaela Gesser

Assessoria de Comunicação

Secretaria de Estado da Administração 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro Administrativo Rodovia SC 401 KM 5 nº 4.600 Saco Grande II. Caixa Postal 138 Florianópolis - SC. CEP 88032-000 - Brasil. Telefone: (48) 3665-1400 Horário de Expediente Administrativo: Das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira (Decreto N° 1.410 de 18 de dezembro de 2017) E-mail para contato: site@sea.sc.gov.br