Edit Content
Você está em
Transcrições Paleográficas
Acesso Rápido
-
-
-
-
-
GOV.BRArquivo Nacional
-
GOV.BRCONARQ
A transcrição paleográfica de documentos originais textuais manuscritos é uma atividade e serviço desenvolvidos pelo Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC) nos documentos sob sua custódia. Esta atividade e serviço pode ser realizada para emissão de certidão de inteiro teor, solicitada pelo usuário, para subsidiar exigências administrativas e judiciais ou em caso onde a escrita de difícil compreensão está ilegível por conta da corrosão do seu suporte provocada pela ação do tempo ou de insetos. A transcrição paleográfica do texto é realizada ipsis literis e segue as Normas Técnicas para Transcrição e Edição de Documentos Manuscritos do Arquivo Nacional do Brasil e do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina.
Para certidões, o prazo é a partir de 15 dias úteis, e para as transcrições que subsidiarão pesquisas acadêmicas e ou genealógica, dependerá da quantidade de laudas e da disponibilidade da equipe técnica do APESC.
Arquivo Municipais
Como principal instituição arquivística do Estado de Santa Catarina, o Arquivo Público possui, dentre as suas atividades, o compromisso e a função de fornecer orientações e assistência técnica às prefeituras e câmaras municipais, além de entidades privadas, que viabilizem a criação e consolidação de espaços arquivísticos municipais voltados a gestão de documentos, a guarda, a preservação, a difusão e o acesso do patrimônio documental legal e histórico.
As instituições municipais que necessitam de orientação para elaboração de instrumentos jurídicos e formação de profissionais para tratar e atuar nos espaços de arquivo e de memória arquivística pode contatar o Arquivo Público do Estado pelo e-mail diap@sea.sc.gov.br.