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Educação Patrimonial
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Associado às atividades de gestão, guarda e conservação, o campo da difusão em arquivos tem se ampliado nas últimas décadas. A difusão contempla uma variedade de ações, como: exposições, visitas guiadas, palestras, cursos, oficinas pedagógicas, produção de material didático e publicações de material em redes sociais. O Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC) tem investido em todas estas vertentes, associando-as diretamente à educação patrimonial voltadas às escolas de formação básica a partir da documentação custodiada pelo APESC. A difusão em arquivos é sem dúvida a atividade que melhor pode desenhar os seus contornos sociais dessa instituição, dando-lhe projeções na comunidade, trazendo-lhe a necessária dimensão popular e cultural que reforça e mantém o seu objetivo, ao garantir a divulgação do documento e da informação pública contida em seus acervos.
Envolve duas Atividades Específicas:
A ação educativa “A Escola vai ao Arquivo”, tem caráter pedagógico cultural, indicando as potencialidades do acervo para práticas educacionais. A ação atende estudantes da educação básica (fundamental e médio) com atividades que incluem: visita aos espaços do arquivo, oficina de leitura e transcrição paleográfica e prática de escrita com pena e tinta ferrogálica. Através das práticas educativas valorizamos a informação contida nos documentos como uma forma indiciária para problematizarmos e entendermos as ações políticas no contexto histórico do Estado em diferentes áreas, como: política, econômica, cultural, societária, religiosa, territorial e populacional. Dessa forma, o projeto prevê a abordagem dos documentos não apenas a partir dos componentes curriculares obrigatórios previstos no Currículo Base do Ensino Fundamental e Médio, mas também abordando temáticas que perpassam transversalmente ele, garantindo assim a inserção e a visibilidade da diversidade sociocultural existente na documentação sob custódia do Arquivo Público do Estado.
Com o objetivo de promover nos ambientes escolares uma maior compreensão sobre a importância da documentação pública, o APESC desenvolveu o projeto “Brincando também se aprende: a história de Santa Catarina através da documentação”. Utilizando jogos educativos, o projeto constitui-se como estratégia de valorização e divulgação do patrimônio histórico documental – que possui importantes fragmentos da história administrativa catarinense desde o século XVIII – otimizando e favorecendo a aprendizagem sobre a atuação do estado nas diferentes áreas de atuação (saúde, educação, território, população, infraestrutura, economia, meio ambiente, segurança, assistência social, entre outras áreas) garantindo assim uma melhor compreensão da história de Santa Catarina. O foco dos jogos é apreender o conhecimento sobre história, geográfica, economia, patrimônio material e imaterial de Santa Catarina, bem como refinar as habilidades e competências dos discentes. “Com brincadeiras também se aprende”, não tem faixa etária. Os jogos podem ser adaptados para diferentes idades, produzindo leveza na aprendizagem.