Ações Educativas
A ação educativa A Escola vai ao Arquivo, desenvolvida pela Gerência do Arquivo Permanente, está associada à missão institucional de aproximar o Arquivo Público do Estado de Santa Catarina da sociedade através da democratização do acesso à informação e ao patrimônio histórico documental.
De caráter pedagógico-cultural e indicando as potencialidades do acervo para práticas educacionais, a ação atende alunos dos ensinos fundamental e médio com atividades que incluem: visita aos espaços do arquivo, oficina de leitura e transcrição paleográfica com cópia de fontes documentais, prática de escrita com pena e tinta ferrogálica e outras atividades pedagógicas.
Todo ano é publicado e divulgado edital específico da Secretaria de Estado da Educação – SED, que oportuniza aos estudantes a participação no programa de estágio. Após a publicação do edital, o estudante deve inscrever-se na Secretaria ou Setor de Estágio da sua Instituição de Ensino, entregando a documentação e informações exigidas, conforme consta no edital.
Há possibilidade de a atividade ser sobre um tema específico a critério da escola (exemplos: indígenas, escravidão, república).
O Programa de Visitas Guiadas do Arquivo Público é dirigido a arquivistas, pesquisadores, escolas, acadêmicos, professores e a qualquer pessoa interessada nas áreas de arquivologia, história e biblioteconomia. Por meio de informações técnicas, palestras e exibição de vídeos, o Programa tem como finalidade dar uma visão global do funcionamento e das atividades desenvolvidas nas áreas de gestão, guarda, conservação, acesso e difusão.
Há possibilidade de a atividade ser sobre um tema específico a critério da escola (exemplos: indígenas, escravidão, república).