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Realizado mais um Encontro das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos do Poder Executivo Estadual

A Secretaria de Estado da Administração (SEA), através do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, promoveu a edição 2024 do Encontro das Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPADs) do Poder Executivo Estadual.

O evento, que aconteceu na sede do Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC) nesta terça-feira (22), recebeu 84 participantes de 27 órgãos do Estado, além da presença do Tribunal de Justiça (TJSC), Base Aérea de Florianópolis (BAFL) e do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, servidores públicos que lidam diariamente com a documentação de seus respectivos órgãos.

A reunião foi aberta pelo diretor do Arquivo Público,  Rodrigo Fernando Beirão, e seguiu com 4 apresentações:

• Gestão documental;

• Boas práticas para a elaboração do Plano de Classificação e das Tabelas de Temporalidade das Atividades Meio e Finalísticas;

• Avaliação de Massa Documental Acumulada – preparação para o Recolhimento e a Eliminação segura dos documentos;

• Gestão e Preservação Digital de Documentos Digitais.

O evento proporcionou ainda aos participantes, uma oficina denominada “Avaliação, Classificação e Destinação de documentos arquivísticos”, organizada e dirigida por Juçara Nair Wolf e Luciano Von Fruhauf, da Gerência do Arquivo Público de Santa Catarina (GEARP), a mais de 60 servidores.

Finalizando o encontro, todos os presentes tiveram a oportunidade de conhecer o acervo do Arquivo Público e entender o processo de guarda, preservação, acesso e difusão da documentação de caráter permanente do Estado.

Fonte e fotos: ASCOM/SEA