Governo de SC registra economia de R$ 240 milhões em 4 meses com novo programa de compras públicas
Foto: Jonatã Rocha/Secom
O Governo de Santa Catarina, através da Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria de Estado da Administração (SEA), realizou balanço do Programa Compras SC. Em apenas quatro meses de atuação do Programa, foi registrada economia de R$240 milhões com a centralização das licitações na SEA, tendo uma média de 25% de economicidade em relação ao modelo anterior de compras estaduais. Além da economia financeira, o Programa também acelerou os processos licitatórios, diminuindo em mais da metade o tempo de lançamento das licitações.
“Com a centralização das compras, conseguimos comprar melhor e mais barato. Os órgãos estaduais antes estavam comprando a mesma coisa e separado, cada órgão realizando a sua licitação. Agora conseguimos economizar muito com a compra em escala, além de dar mais celeridade aos processos licitatórios”, ressalta o Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.
“Nossa expectativa era uma economia de 300 milhões neste primeiro ano de Programa, e com a colaboração das secretarias e órgãos de Governo, já estamos batendo a meta anual nestes primeiros meses. O Programa continuará evoluindo em ritmo acelerado e, até o final de 2024, devemos alcançar uma economia de aproximadamente 600 milhões, além de melhorar ainda mais o tempo dos procedimentos licitatórios”, destaca o Secretário de Estado da Administração, Vânio Boing.
Programa Compras SC
O Programa Compras SC está alinhado com os princípios da eficiência e economicidade, para assegurar o equilíbrio fiscal e a capacidade de investimento estatal, além de dotar o Governo de mecanismos para buscar a celeridade de execução e de gestão das compras públicas. A Secretaria de Estado da Administração é responsável por realizar o planejamento de compras públicas centralizadas, licitações, gestão e fiscalização de contratos corporativos. O programa é coordenado pela Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC) e Grupos Técnicos de Trabalho.