O Governo de Santa Catarina se aproxima de startups em busca de mais soluções tecnológicas para dar eficiência à administração pública e agilizar e qualificar serviços para os catarinenses. Na manhã desta segunda-feira, 2, o governador Carlos Moisés lançou o Programa de Inovação Aberta. A iniciativa contará com um Laboratório de Inovação (Nidus) na sede da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), em Florianópolis. O laboratório é coordenado pela secretaria de Estado da Administração por meio da diretoria de Tecnologia e Inovação.
A gerente de inovação da SEA, Luana Bayestorff fará a ligação entre o Governo do Estado (com as instituições que integrarão o laboratório) e o sistema de inovação via startups da ACATE.
Ninho de ideias
O nome do laboratório- Nidus- significa ninho em latim, foi desenvolvido pela equipe de marketing do Governo. Faz alusão ao tempo de incubação e amadurecimento que as ideias precisam até serem transformadas em soluções e usadas para equacionar as lacunas trazidas pelas instituições que passarão pelo programa.
O governador do Estado Carlos Moisés e demais autoridades assinaram lâmpadas para simbolizarem as primeiras ideias que serão incubadas no laboratório.
No ato de inauguração do laboratório, também foi apresentado o EDUtec, um programa para preparar os alunos das escolas públicas para o mundo tecnológico, e o portal unificado de serviços digitais e notícias do Governo do Estado. “O Governo se integra à rede de inovação de Santa Catarina. Temos um link para gestar soluções para os problemas dos catarinenses e podemos avançar nas áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura. Tudo é possível quando abrimos espaço para a inovação”, afirmou Carlos Moisés. “Nós precisamos ser inovadores de fato, facilitar a vida do cidadão e preparar os alunos para esse mundo “, acrescentou o governador.
Tecnologia a favor das pessoas
O Governo do Estado, o Ministério Público de Santa Catarina e o Tribunal de Contas do Estado trabalham na elaboração de um marco regulatório para a contratação de startups de tecnologia, visando melhorar a entrega dos serviços aos cidadãos. De acordo com o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, a legislação valerá para todos os poderes do Estado. “O que está acontecendo é um esforço conjunto de todo o governo, seguindo sempre os princípios de eficiência, qualidade, agilidade, simplicidade, transparência, integridade e inovação”, lembrou Tasca.
A Polícia Militar de Santa Catarina é o primeiro órgão a atuar no Nidus. A expectativa do comandante-geral, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, é que a inserção de tecnologia dentro do dia a dia da instituição melhore os serviços de segurança para a população catarinense. “Teremos acesso ao que há de melhor no Brasil em termos de inovação e tecnologia. Não tenho dúvidas de que daqui sairão as ideias que salvarão vidas e nos ajudarão a proteger”, projetou Araújo Gomes.
Texto Krislei Oechsler- SEA e Renan Medeiros- Secom
Fotos: Krislei Oechsler