Integração de sistemas da Administração e Saúde unifica informações de compras no estado
Uma nova integração entre o atual Sistema de Licitações e Compras (WebLIC), da Secretaria de Estado da Administração, e o Sistema de Contratos e Compras Diretas (SCCD), da Secretaria de Estado da Saúde foi desenvolvida. Com uma tecnologia mais moderna e com maior segurança, essa integração tem por objetivo automatizar o envio, do SCCD para o WebLIC, de informações sobre todos os materiais/serviços que devem ser comprados ou contratados para a Secretaria de Estado da Saúde, aquisições de medicamentos, materiais de enfermaria e cirurgia, nutrição e serviços que devem abastecer hospitais, centros de saúde e demais departamentos deste órgão e de outros. O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) foi o responsável por desenvolver esta integração.
Com a implementação do Weblic, a Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos da SEA avançou para a etapa de planejamento das aquisições e contratações, registrando as solicitações desde a identificação da necessidade. “O sistema já está em uso desde 2020, mas até então a Secretaria da Saúde não o utilizava por já possuir um sistema próprio. Com a integração dos dois sistemas, o governo passa a ter registro das solicitações de compras de todos os órgãos, fazendo com que nossos dados tenham mais integridade”, afirmou Karen Bayestorff Duarte, diretora de Gestão de Licitações e Contratos.
De acordo com o gerente de Sistemas Integrados de Compras Públicas, Daniel Santos Filho, esta integração abre espaço para novas etapas. “Agora o próximo passo será integrar o sistema da Secretaria da Saúde (SCCD) também com o módulo de contratos do Sistema de Gestão Fiscal do Estado (SIGEF), garantindo assim um rastreio das aquisições desde o pedido até a execução do contrato”, disse.
O Coordenador de Soluções de Administração do CIASC, Samuel Cardoso, explica como funcionará a partir de agora o sistema. “A integração anterior era com um sistema antigo e agora realizamos uma migração de tecnologia, com mais segurança, para o novo sistema de licitações e compras. Vai resultar em melhorias na comunicação entre os dois sistemas e facilitar o encaminhamento de demandas, como Pedidos de Aquisição e Requisição, trazendo agilidade aos procedimentos da Secretaria da Saúde e à realização dos processos de compras através do sistema WebLIC”, explicou.
O WebLIC é o sistema que concentra as informações sobre licitações e compras de todo o executivo estadual, utilizado por servidores para aquisições de produtos e contratações de serviços nos principais órgãos estaduais, incluindo a Secretaria da Saúde. Já o SCCD é o sistema específico da Secretaria da Saúde para encaminhar serviços de compras, licitações e contratos. Com a nova integração, o SCCD envia os dados de materiais ou serviços para o WebLIC, sistema em que é feito o processo licitatório. Depois da conclusão dos procedimentos de licitação, o WebLIC retorna para o SCCD os respectivos fornecedores vencedores, de cada material/serviço que havia sido enviado.
Texto: Vinicius Bressan
Assessoria de Comunicação CIASC
em colaboração com
Rafaela Gesser
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração